Gastronomia

A freguesia de Porches é "farta" e criativa no que respeita á cozinha regional, onde podem ser provados os variadíssimos pratos confecionados à base de peixe e de marisco fresco, quase se podendo afirmar que são produtos que “saltam” do mar diretamente para as grelhas ou para as panelas.
 
“Mergulho no Mar, ou seja, Bivalves da nossa costa, algas e salicórnia”, “Rodovalho Selvagem, molho de Ovas, Mexilhão e Sabores do Mar servido com Risotto de tinta de Choco com Ervilhas”, “Sardinha Albardada em Cama de Salada com Molho Vinagrete”, “Conserva de Filetes de Cavala à Portuguesa”, “Polvo Albardado com Batata-doce”, “Favas à Algarvia com tiras de Choco Frito”, “Polvo da Sra da Rocha em Tomate maduro da rua e Batata-doce”, “Xerém de Berbigão”, são algumas das propostas gastronómicas mais arrojadas, que emparceiram com sardinhas assadas, fritas ou albardadas, carapaus alimados, cataplanas, e outras comidas mais tradicionais, com a particularidade de alguns restaurantes estarem situados – com a segurança que a lei exige e garante – junto a praias ou incrustados em rochas e arribas, locais onde os visitantes se podem regalar com um qualquer prato tradicional (ou não), convite que se torna irrecusável para o casamento ideal entre as belezas da região e a gastronomia tradicional».
 
Porches dispõe de algumas praias com bandeira azul, o que garante qualidade que, por outro lado, não pode ser retirada às restantes onde a segurança de pessoas e bens impera e é um fator cuidadosamente estudado pelos serviços tutelares e municipais e pelos empresários que fazem do turismo gastronómico – mas não só – o seu modo de vida, primando pela qualidade dos produtos servidos.
 
A região de Porches é sobejamente conhecida pelo seu famoso vinho, resultado de uma sucessão de tradições aqui introduzidas pelas diversas civilizações que  se sucederam. A qualidade e carácter único dos vinhos aqui produzidos fazem desta terra uma referência entre os principais produtores da região, com um lugar destacado e em crescimento.
 
Visite-nos e tenha uma experiência gastronómica memorável, através de um sem fim de sabores a experimentar e a descobrir, feitos do melhor que a Freguesia de Porches oferece.
 
Festival do Caracol em Porches
O Festival do Caracol realizado na Vila de Porches, no mês de Julho (datas a definir), é considerado uma referência no roteiro turístico da região algarvia, que vale a pena conhecer e saborear.
Os caracóis têm sido saboreados desde os tempos antigos nas terras do Mediterrâneo como uma iguaria muito especial. Os romanos consideravam os caracóis como um prato para a elite. Séculos mais tarde, a tradição de apanhar, preparar e comer caracóis continua a ser grande, especialmente entre os povos do campo. Geralmente são cozidos, com orégano ou cozidos com bacon / chouriço, cebola, azeite e um pouco de tomate. 
 
Festival do polvo 
O Festival do Polvo, uma iniciativa da Associação Cultural Desportiva Recreativa de Porches, pretende  dar a conhecer os melhores pratos e petiscos a? base de polvo, podendo ser provados neste evento, acompanhado por muita animação, espectáculos musicais, provas gastronómicas, entre outras actividades.